Arquitetura Sustentável e Ecológica

arquitetura sustentável

Entenda esses dois conceitos e a diferença entre eles.

A arquitetura sustentável e ecológica já não são mais questão de gosto. Hoje em dia, virou uma necessidade acima de tudo.

Essa quarta feira, 14 de agosto, é o dia do combate à poluição. Essa data foi criada com o intuito de conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos que nossas atividades podem gerar no planeta.

Na arquitetura, existe muita preocupação em reduzir os danos ao meio ambiente em qualquer tipo de projeto. A arquitetura sustentável e a ecológica são as duas vertentes da área que buscam melhorar a forma que nos relacionamos com a natureza. Sabe o que cada uma delas estuda e o que as diferencia? Deixa que a gente explica!

Arquitetura Ecológica

A arquitetura ecológica pensa especialmente na integração do projeto com o ambiente no qual ele está inserido. Com isso, tem o objetivo de gerar o mínimo de impacto possível. Essa vertente está diretamente ligada com técnicas de construção, como o uso da iluminação e da ventilação natural. Além de estratégias ecológicas, como a aplicação de materiais locais, por exemplo, a madeira e o bambu. Unindo à instalação de jardins verticais ou outros ambientes ricos em natureza. 

Arquitetura Sustentável

Já a arquitetura sustentável tem um conceito um pouco mais amplo. Assim como a ecológica, ela entende que a diminuição do impacto no meio ambiente é fundamental. Mas a viabilidade econômica e o desenvolvimento sociocultural também são estudados com mais atenção.

O tema mais abordado na arquitetura sustentável é a eficiência no consumo de energia e água. Além das práticas já usadas na arquitetura ecológica, novas tecnologias como painéis solares e sistemas de automação são bastante usados. 

Os dois conceitos são muito parecidos. Porém, um projeto ecológico pode ser sustentável mas o contrário pode não acontecer. Por exemplo, uma casa que não causa impactos ao meio ambiente mas necessita de manutenções constantes que a tornam economicamente inviável é um projeto ecológico, mas não sustentável.

Contudo, é muito importante que esses conceitos estejam sempre em nossa mente. Mesmo que seja muito difícil que um projeto ou qualquer ação humana não cause nenhum impacto à natureza, precisamos usar as técnicas que existem e sempre procurar formas melhores e mais eficientes de diminuir os danos ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade? Acompanhe nosso blog!

Para saber mais sobre nosso trabalho, visite nossas redes sociais 🙂

Deixe uma resposta