Aquecedores a Gás

Aquecedores a gás

Conheça os tipos de aquecedores e saiba sobre as vantagens e desvantagens desse equipamento.

Os aquecedores a gás possuem ótimo desempenho, mas precisam de alguns cuidados rígidos.

Quando entramos nos períodos mais frios do ano, buscamos formas de nos esquentar. Por isso, os aquecedores de água à gás são uma das soluções mais recorrentes.
Mas você sabe as vantagens e desvantagens desse equipamento?

Muito duradouros, os aparelhos duram de 10 à 15 anos quando instalados da forma correta. A manutenção é um dos pontos importantes, por isso os modelos buscam ser leves, pesando cerca de 20 Kg, são desinstalados facilmente, isso ajuda caso o mesmo necessite de reparo.

Os benefícios principais no dia a dia são que a água quente pode ser usada em mais de um ponto da casa ou apartamento ao mesmo tempo. Em paralelo á isso, o consumo de energia tende a diminuir consideravelmente. 

Quais são os tipos de aquecedores que podemos encontrar no mercado?

Existem dois tipos de aquecedores, o que usa Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o de Gás Natural (GN). Para saber qual é o ideal para você, é essencial contatar um fornecedor sério.

O uso do gás é algo que assusta algumas pessoas, mas mantendo a revisão e a regulagem em dia, os aquecedores são muito seguros.
Os aparelhos operam em uma baixa pressão de gás e os sistemas de segurança cortam o fornecimento de combustíveis caso haja algum vazamento. Sendo assim, eles são bem seguros e duradouros.

Em contrapartida, a estrutura hidráulica da casa pode ser alterada, tubulações para água quente e fria, além do fornecimento de gás precisam ser instalados. A pressão da água tem que estar entre 5 e 10 metros de coluna d’água (mca) para o funcionamento total do equipamento. As revisões devem ser realizadas ao menos uma vez por ano, sempre com uma assistência técnica autorizada pelo fabricante. 

Quais marcas existem no mercado de aquecedores?

Visitamos a fábrica da Rinnai, uma das líderes mundiais em matéria de aquecedores de água à gás.
Estar lá foi super interessante, pois entendemos quais são as preocupações da empresa. A segurança dos produtos e eficiência no consumo de água e combustível são os pontos fundamentais para eles.
E como uma industria global, também existe uma preocupação em criar uma estrutura que possibilite nacionalizar os produtos. Assim, conseguem baratear os aquecedores e dar força ao mercado interno.

Enfim, você viu que a questão não se resume só à água quente, né?
Além de conhecer as vantagens e desvantagens do equipamento, também é importante compreender que a escolha certa vai depender de diversas questões. Temos que levar em conta, desde a estrutura da edificação, até o seu estilo de vida.

Quer saber qual o tipo ideal de aquecedor pra você?
Nós podemos te ajudar, entre em contato! 🙂

Deixe uma resposta