Sistema de Drywall

Drywall

Entenda como funciona um sistema de Drywall e quais são suas vantagens!

O Drywall nada mais é do que placas de gesso cobertas com papel cartão, ou seja são placas de gesso acartonado.
Lembrando que é todo um sistema que precisa funcionar em conjunto. Temos que unir a estrutura metálica, que o que dá sustentação e resistência, com as placas de Drywall parafusadas nessa estrutura.

Drywall

As placas de Drywall são utilizadas para substituir as paredes e fechamentos feitos em alvenaria, ou seja tijolos + concreto.
Por serem mais leves e limpas, esse sistema é de fácil instalação, desde que se tenha uma mão-de-obra especializada.

Onde posso usar esse sistema ?

Essas placas de gesso também são bastante utilizadas em forros, pois proporcionam uma enorme variedade de formatos e paginações.

Esse sistema normalmente é utilizado para dividir ambientes internos de residências, assim como, salas comerciais e espaços corporativos.
Dependendo do ambiente, também pode ser utilizado em áreas externas mas que não fiquem diretamente expostos a chuva.

Tipos de Drywall

O drywall é resistente?

Sim, o sistema de drywall é bastante resistente. Pode suportar até 10kg diretamente nas chapas de gesso e até 18kg se fixados nos montantes.
Para cargas com mais 18kg, é preciso utilizar um reforço nas chapas ou distribuir o peso em mais de uma placa. O reforço normalmente é feito com madeira ou placas de aço galvanizado.
Esse sistema também suporta impactos de corpo mole, como alguma pessoa caindo e impactos de corpo duro, como algum objeto. Chamamos essa resistência de proteção mecânica.

Resistência do Drywall

Posso utilizar em áreas úmidas?

Existem diversos tipos de drywall, um deles é a placa resistente a umidade (placa verde – RU).
Podemos utilizá-las em banheiros, cozinhas, lavanderias, por exemplo.
Porém precisamos lembrar que não é indicado colocar essas placas dentro de áreas extremamente úmidas como, dentro do box ou espaços de piscina aquecida, sem o devido cuidado tratamento para impermeabilização.
Lembrando que as placas são resistente a umidade, mas não são impermeáveis.

Drywall para umidade

Além da placa verde que é resistente á umidade, também existem mais 2 tipos de placa de gesso acartonado.
Temos as placas resistentes ao fogo (placa rosa – RF)  e as placas standart (placa branca – ST) que são o tipo mais comum de Drywall.
As placas rosas, podem resistir a horas em um incêndio sem pegar fogo e exalam pouquíssima fumaça, sendo assim, são muito utilizados em ambientes comerciais.

Placa de gesso resistente ao fogo

Também podemos encontrar placas para isolamento acústico e anti-ruído.
É importante nos atentarmos as diferenças entre as placas anti-ruído e acústica.
Quando falamos de anti-ruído, falamos de um material que absorve o barulho do próprio ambiente. Oque torna o espaço mais silencioso e confortável, mesmo que com muitas interferências sonoras, como pessoa conversando, por exemplo. Essa placa na maioria das vezes é cheia de furinhos, para melhorar a absorção desses ruídos.

Já as placas com isolamento acústico, não permitem que o som de um ambiente passe para os outros espaços, como salas de cinema e estúdios de música. Esse isolamento se deve a junção de mais de uma camada da placa, com mantas acrílicas e o vácuo que se forma entre as duas faces do sistema de Drywall.

Placa de gesso para melhorar a acústica

Quais são as vantagens de usar esse sistema ao invés da alvenaria convencional?

Optando por usar drywall e não a alvenaria convencional, temos diversas vantagens.
Ganhamos 4% de área útil, pois a espessura das paredes são bem menores.
Diminuímos de 5 para 1 a mão-de-obra, ou seja, enquanto numa obra com alvenaria comum é necessário 5 para executar um serviço com tijolos e cimento, na obra onde usamos drywall só é preciso uma pessoa executando o serviço.
Temos o mínimo de retrabalho, pois quando usamos a alvenaria comum, precisamos subir as paredes para depois fazer os rasgos para as instalações (elétrica, dutos de ar condicionado, redes).
Por último, temos uma diminuição considerável do peso de cada parede. Enquanto uma parede de drywall de 12,5mm pronta e acabada pesa 22kg por m², uma parede de alvenaria chega a pesar mais de 100kg por m².

Onde posso encontrar e quais são os valores?

Um ótimo fornecedor, que é referência no mercado nacional e internacional é a Knauf.
Eles oferecem todo suporte para você decidir exatamente qual tipo de placa você precisa e qual é adequada para sua obra.
O valor do metro quadrado instalado pode variar muito de região para região. Para as chapas mais simples, achamos valores entre R$70,00 e R$100,00. Porém as mais sofisticadas precisam ser orçadas diretamente com o fabricante.

Lembre-se sempre de contratar um profissional experiente. Afinal, um arquiteto pode te ajudar na escolha dos tipos de placas que se enquadram no seu projeto. Assim como, executar um cronograma físico e financeiro para você saber exatamente quanto tempo e quanto dinheiro irá gastar durante a obra.

Para saber mais sobre arquitetura e construção, acompanhe nosso blog e redes sociais!

Deixe uma resposta