Como Montar um Escritório em Casa

Organizando um Home Office

home office

Nos dias de hoje o home office deixou de ser privilégio de alguns e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Apesar de ser a tradução literal do termo, não se trata simplesmente de trabalho em casa.

Home office exige disciplina que muitas vezes não conseguimos alcançar por falta de organização. Essa organização pode ser obtida separando um espaço da casa para ser seu escritório.

Vamos falar sobre como é possível montar um home office organizado e confortável sem ocupar muito espaço e sem reforma.

Um bom cômodo para trabalhar

A primeira coisa que precisamos pensar para montar um Home Office, é onde ele irá ficar dentro de casa? Sempre tem aquele espacinho que não usamos ou que só usado para guardar bagunças, então esse seria o local escolhido, certo? ERRADO! Quando falamos em trabalhar em casa, falamos em conforto.

E conforto só se consegue quando pensamos em todas as possibilidades e necessidades que precisam ser supridas. Faça uma lista com suas prioridades e vá ticando quando forem feitas.

escritório em casa

Iluminação

Uma sala bem iluminada traz conforto e bem-estar. A luz artificial é ótima, mas a natural é melhor ainda. A luz natural não cansa a vista e ainda por cima é de graça!

Se possível, opte por um ambiente que tenha pelo menos uma janela, assim você poderá descartar a luz artificial e o ventilador em pelo menos uma parte do dia.

home office iluminado

Vista agradável

Trabalhar todo dia olhando para uma parede branca pode enlouquecer qualquer um. Na hora de escolher a disposição dos móveis, é essencial que pense nisso.

Para onde quero olhar todos os dias? O que eu gostaria de ver?

O ideal seria ficar de frente para a janela, mas caso você não tenha, escolha ficar de frente para a porta, assim terá movimento ás vezes e não ficará cansativo demais.

escritório com vista para natureza

Paredes coloridas

Voltamos a história das paredes brancas. O ambiente se torna extremamente frio e cansativo, então escolha uma cor que goste e que faça se sentir bem.

Claro que os tons mais fortes devem ser usados com cautela e existem algumas cores que devem ser evitadas, mas mesmo assim não tenha medo de ousar, afinal será o seu escritório!

Para te ajudar na escolha, separamos algumas cores com seus significados e as sensações que elas transmitem.

significado das cores na arquitetura

Caso prefira o branco, use quadros, espelho, e até algumas plantinhas nas paredes, esses detalhes trazem vida ao ambiente, além é claro de deixar mais aconchegante e amplo.

quadros no home office

Seu lugar de inspiração

Você precisa querer estar no seu escritório. Não adianta ter uma sala só para isso, mas não sentir vontade de estar lá dentro.

Por isso, não sacrifique demais a decoração, pense em objetos que gosta, procure algumas referências.

Faça testes até que esteja completamente satisfeito e NUNCA deixe algo para terminar depois, afinal, sabemos que esse “depois” sempre será adiado, né?

Não economize na cadeira

Usar a cadeira da cozinha é a maior furada que você pode entrar, não caia nessa!

Em um primeiro momento não parece nada demais, mas depois de algum tempo sentado o dia todo numa cadeira desconfortável, você com certeza vai querer jogá-la pela janela.

Então, mesmo que seja uma cadeira mais simples, opte por um modelo confortável e próprio para escritório.

Organização é tudo

Aproveite as paredes para colocar alguns nichos e assim organizar objetos que não serão muito usados, como livros e pastas.

escritório sem fios aparecendo

Domine os fios, nada de deixar tudo espalhado pela mesa e pelo chão.

Além de ser perigoso alguém tropeçar neles, é bem feio e passa a impressão de um lugar desorganizado. Então, cada fio no seu lugar!

Precisa reformas?

Se você achar que não consegue resolver o ambiente sozinho ou quer fazer algo mais elaborado, o ideal é contratar um arquiteto para te ajudar. Ele irá orientar com a questão estética e também na parte técnica.

Nosso escritório é especialista nesse tipo de projeto, para conhecer mais sobre nossos projetos, clica aqui!

Se precisar de ajuda para planejar seu home office, pode contar com a gente! 🙂

Deixe uma resposta